A importância da família no desenvolvimento infantil

A família tem o papel de cuidar da criança em diversos aspectos. Fisicamente, dando abrigo, alimentação, condições de saúde e higiene. Emocionalmente, dando afeto, orientação e proteção. E também socialmente, introduzindo para a criança questões culturais, regras e normas. Além disso, a família precisa dar à criança estímulos para que ela possa se desenvolver.

O ambiente familiar é o primeiro que a criança será inserida. É com a família que a criança vai estabelecer os primeiros laços afetivos e vai aprender a comer, falar, a socializar, andar, entre tantas outras aquisições da criança. A criança vai introjetar valores, crenças, costumes e regras que a família vai apresentar. E o desenvolvimento da criança está diretamente relacionado aos estímulos que a família poderá ou não fornecer.

A criança precisa encontrar em sua família um ambiente acolhedor, que lhe forneça suporte e segurança para se desenvolver e enfrentar as adversidades da vida. Mais do que alguém que resolva seus problemas, ela precisa de alguém que a ensine como enfrentar os problemas, como se relacionar com as pessoas e ser independente.

A mãe exerce um papel fundamental no desenvolvimento da criança, sendo na maioria das vezes a principal cuidadora do bebê, criando assim o vínculo mãe-bebê. A mãe consegue na maioria das vezes cumprir essa função possibilitando o início do desenvolvimento infantil logo no começo da vida da criança.

Após a fase de relação simbiótica mãe-bebê, o bebê poderá dar seus primeiros passos em formação à sua personalidade. Ele passa a existir como uma pessoa. O ego da mãe possibilita a criação do ego do filho. Isso porque essa deve proporcionar ao filho suporte físico e emocional, estabilidade e segurança para que essa personalidade possa ser desenvolvida. Cabe a mãe entender quais os limites da sua personalidade para que o filho possa desenvolver a sua própria de maneira saudável.

Após o período inicial, o papel da mãe e do restante da família se une. Todos os membros da família tem a função de fornecer à criança amor, atenção, estímulos, segurança, limites. A participação do pai na fase de desenvolvimento é tão importante quanto a da mãe. E o relacionamento dos pais afeta diretamente o desenvolvimento dos filhos, pois quanto melhor for a relação entre os pais, a criança se desenvolverá de maneira mais sadia.

Fonte: Coleção Mundo Infantil – Vol.1: Importância da família no desenvolvimento infantil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s